Notícias

Assembleia homenageia centenário do Instituto Federal em Inconfidentes

21 novembro 2017

Para comemorar os 100 anos de tradição e história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais no município de Inconfidentes a Assembleia Legislativa vai realizar Reunião Especial, no próximo dia 4 de dezembro, às 20 horas. A reunião foi requerida pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Dalmo Ribeiro.

De acordo com o autor do requerimento, o trabalho realizado pela instituição deve ser valorizado e reconhecido em todo o Estado de Minas Gerais. “Esta importante instituição de ensino e formação profissional de Inconfidentes, ao longo dos seus 100 anos, vem se desenvolvendo e se renovando, primando pela excelência na capacitação de seus alunos para o exercício profissional e pelo compromisso na prestação de bons serviços à sociedade de Inconfidentes, de Minas e de todo o Brasil”.

Histórico

Criado em 28 de fevereiro de 1918, pelo Decreto 12.893, o então ‘Patronato Agrícola Visconde de Mauá’ era vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Tinha como objetivo oferecer instrução primária e cívica, além de noções práticas de agricultura, zootecnia e veterinária a menores desvalidos.

Ao longo de seus cem anos de existência passou por várias transformações que renderam novas nomenclaturas e perspectivas de educação técnica profissional para o campo. Em 1934 recebeu o nome de ‘Aprendizado Agrícola de Minas Gerais’, posteriormente, em 1950, transformou-se em ‘Escola Agrícola Visconde de Mauá’ e, em 1978, passou a ser a ‘Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes’ (EAFI).

No ano de 2008, a então EAFI passou por uma nova mudança a partir do Decreto 11.892, de 29 de dezembro do mesmo ano, que criava os Institutos Federais. Assim, passou a compor um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Atualmente oferece formação profissional em nível médio, por meio de cursos técnicos integrados, e em nível superior, por meio de cursos tecnológicos, licenciaturas e bacharelados e pós-graduação.

Foto: Jornal Folha de Ouro

Serviço: Reunião Especial em homenagem ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – campus Inconfidentes – pelos 100 anos de sua criação.
Data: 4 de dezembro de 2017 – 20 horas.
Local: Plenário Juscelino Kubitschek – Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinhp, Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Acompanhe aqui a transmissão ao vivo da reunião.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo