Notícias

Assembleia lança Frente Parlamentar em apoio à Indústria Mineira

09 julho 2015

Com o objetivo de debater e buscar soluções para questões que envolvam a produção industrial, bem como a atuação de órgãos ambientais e a redução da carga tributária, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, na noite dessa quarta-feira (08/07), em Belo Horizonte, a Frente Parlamentar da Indústria Mineira.

O deputado Dalmo Ribeiro, presidente da Frente, destacou a importância que a Assembleia discuta a questão do setor industrial. “O objetivo da Frente, que é suprapartidária, é construir agendas regionais para elaborar e apresentar propostas unificadas que cobrem soluções dos governos estadual e federal, envolvendo temáticas que dizem respeito à produção, à redução da carga tributária, e à busca por mais agilidade dos órgãos ambientais, que, infelizmente, muito tem contribuído para o entrave do setor”, afirmou.

Entre os pontos a serem discutidos pela Frente estão a necessidade de um tratamento especial do ICMS, por parte do governo do Estado, e a realização de um debate amplo da reforma tributária, por parte do governo federal.

“Precisamos que seja concedido, por parte do Governo, tratamento especial do ICMS, ampliando os incentivos fiscais atualmente tão onerosos e impagáveis. Com relação ao governo federal, é necessário que seja promovido um grande debate sobre a reforma tributária com a participação de toda a sociedade”, frisou Dalmo.

DSC_0011

Crise na indústria

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, falou do atual momento vivido pela indústria em Minas. Segundo Olavo, a inadimplência no setor tem preocupado bastante a Federação Mineira, e a Assembleia necessita atuar em conjunto com a entidade. “Sempre digo que são as boas decisões políticas que inspiram e transformam as boas decisões econômicas”, afirmou.

Dalmo chamou a atenção para o atual momento vivido pelo setor industrial no Estado. “Hoje, as notícias de demissões, redução da produção e recuo na programação de investimentos ganham, a cada dia, mais espaço nos noticiários. Influenciada pela economia nacional e internacional, a indústria mineira vive, hoje, uma de suas piores crises. Mais do que defendermos o setor industrial, está em pauta o real estímulo à geração de empregos e renda em todas as regiões do nosso Estado”, destacou.

O deputado Dalmo também destacou em seu discurso questões relativas às altas taxas de energia elétrica que funcionam como um entrave para a indústria mineira.

DSC_0110

Agenda Legislativa

Durante o evento, o presidente Olavo entregou a Agenda Legislativa aos membros da mesa. A Agenda é um documento estratégico que orienta o diálogo do empresariado com o parlamento mineiro. Seu objetivo é destacar e discutir propostas de interesse do setor industrial na ALMG.

Também participaram do evento outros parlamentares que compõem a Frente, o subsecretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Alberto Rodrigues, prefeitos, presidentes de sindicatos filiados à Fiemg e empresários de diversos setores da economia.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo