Notícias

Centenário do Instituto Federal de Inconfidentes recebe homenagem na ALMG

05 dezembro 2017

“A Assembleia Legislativa de Minas Gerais abre hoje as portas desse plenário para celebrar os 100 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – campus Inconfidentes, com justo reconhecimento ao vigoroso trabalho desenvolvido durante sua trajetória de grandes conquistas em prol da educação. Estamos falando em um século de serviços prestados ao Brasil e à Minas Gerais, e que nos remete a uma profunda reflexão, agradecimento e sincera homenagem de todo povo mineiro. Mantendo-se sempre atual, na sua vanguarda, com propostas inovadoras”. Assim o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dalmo Ribeiro, abriu a Reunião Especial, realizada no último dia 4, em homenagem à instituição de ensino centenária sediada no município de Inconfidentes.

A mesa de honra contou com o diretor-Geral do campus Inconfidentes, Miguel Angel Isaac Toledo del Pino; o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; o prefeito de Inconfidentes, Décio Bonamichi; o vereador de Inconfidentes André de Godoy; o superintendente de Ensino Superior, Euler Darlan Neves; o professor associado da Fundação Dom Cabral, Paulo Paiva; com o aluno Marcus Flávio de Carvalho Braga; o ex-aluno Nassau Alves Santiago e foi presidida pelo deputado Bonifácio Mourão. A homenagem reuniu ainda uma comitiva com cerca de setenta participantes, entre docentes, técnicos administrativos, aposentados, funcionários terceirizados, estagiários, alunos, egressos, além de representantes da Reitoria.

“Hoje é uma noite de comemoração e agradeço em nome do IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes, de forma especial ao excelentíssimo senhor deputado Dalmo Ribeiro, pela homenagem hoje recebida, como também pela parceria de sempre”, agradeceu o diretor-Geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Isaac Toledo del Pino.

“É motivo de muito orgulho ver que nossa Instituição está muito além apenas da formação técnica e tecnológica. Hoje, o Campus Inconfidentes tem uma atuação muito importante que vai além da região geográfica do Sul de Minas. Que os próximos 100 anos do IFSULDEMINAS – campus Inconfidentes sejam tão gloriosos quanto foram esses”, comemorou o reitor Marcelo Bregagnoli.

Histórico

Criado em 28 de fevereiro de 1918, pelo Decreto 12.893, o então ‘Patronato Agrícola Visconde de Mauá’ era vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Tinha como objetivo oferecer instrução primária e cívica, além de noções práticas de agricultura, zootecnia e veterinária a menores desvalidos.

Ao longo de seus cem anos de existência passou por várias transformações que renderam novas nomenclaturas e perspectivas de educação técnica profissional para o campo. Em 1934 recebeu o nome de ‘Aprendizado Agrícola de Minas Gerais’, posteriormente, em 1950, transformou-se em ‘Escola Agrícola Visconde de Mauá’ e, em 1978, passou a ser a ‘Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes’ (EAFI).

No ano de 2008, a então EAFI passou por uma nova mudança a partir do Decreto 11.892, de 29 de dezembro do mesmo ano, que criava os Institutos Federais. Assim, passou a compor um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Atualmente oferece formação profissional em nível médio, por meio de cursos técnicos integrados, e em nível superior, por meio de cursos tecnológicos, licenciaturas e bacharelados e pós-graduação.

Para finalizar a solenidade, o coral EnCanto, do campus Inconfidentes, fez uma apresentação especial, sob a regência de Roberto Mariano.

Veja em nossa página no Facebook mais fotos da Reunião Especial.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo