Notícias

Compromisso com preservação dos biomas é reforçado na ALMG

06 abril 2017

Os biomas, assim como o homem, fazem parte da obra de Deus e, por isso, preservá-los deve ser um compromisso de quem professa a fé cristã. O alerta foi feito nesta quarta-feira (05/04) pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Edson José Oriolo dos Santos, na apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2017, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” foi retirado do livro de Gênesis, Capítulo 2, Versículo 15: “Cultivar e guardar a criação”. A campanha foi lançada na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, em março, e seu objetivo, todos os anos, é mobilizar católicos em favor da solidariedade e da fraternidade, abordando temas atuais e propondo transformação social e comunitária.

A Reunião Especial atendeu a solicitação do 2º vice-presidente, deputado Dalmo Ribeiro, que avalia que a temática está alinhada com os interesses defendidos pela ALMG. A Reunião Ordinária de Plenário foi então suspensa para a solenidade, presidida pelo parlamentar. Dom Edson representou o arcebispo metropolitano de BH, Dom Walmor de Oliveira Azevedo.

Foi exibido um vídeo de apresentação da campanha, que exalta história, simbolismo, infraestrutura e riquezas naturais do entorno do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a santa padroeira de Minas Gerais, em Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte). O espaço completa 250 anos de fundação em 2017.

A região, palco de peregrinações de católicos do mundo inteiro, é, além de um santuário religioso, também um santuário ecológico que reúne os biomas do cerrado, mata atlântica e campos rupestres.

Quaresma
Dentro dessa visão, Dom Edson ressaltou que a Quaresma, por ser o período de contrição que antecede às comemorações pelo renascimento de Cristo, exemplo de renovação da vida e da fé, é o momento oportuno para a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade, que exige uma mudança de postura de todos os cristãos.

“A campanha é um grande mutirão de evangelização para que todos os cristãos possam aprender a ser irmãos e tomar consciência rumo a uma conversão verdadeira para todas as dimensões da vida. Por isso, é preciso aprender a viver em sintonia com cada bioma e seus povos”, aconselhou.

No caso específico de Minas Gerais, o religioso ressaltou a expansão agropecuária, a extração mineral e urbanização descontrolada como as mais sérias ameaças aos biomas, que podem ser extintos se não forem criadas e respeitadas leis ambientais que garantam sua proteção.

“É um gesto de solidariedade com a humanidade garantir a proteção dos biomas pois, como nos lembra o Papa Francisco, somos todos da terra. Por isso, é importante assegurar uma relação respeitosa com todas as criaturas que os habitam”, lembrou o deputado Dalmo Ribeiro.

Por fim, o deputado citou os exemplos dados por Jesus Cristo e Francisco de Assis, santo protetor dos animais, ao defender uma atuação parlamentar pautada permanentemente em defesa da vida, qualquer que seja a forma com que ela se apresente.

Foto: Sarah Torres/ ALMG

Acompanhe a cobertura fotográfica da reunião em nossa página no Facebook.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo