Notícias

A convite de Dalmo, Anastasia apresenta Sistema Único de Segurança na Assembleia Legislativa

18 junho 2018

O senador Antonio Anastasia esteve em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18/06), onde participou de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, a convite do deputado estadual Dalmo Ribeiro, para debater o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O debate ocorreu na Comissão de Segurança Pública da Casa.

Anastasia foi relator do Susp no Senado Federal. A proposta, que estabelece diretrizes para atuação conjunta de órgãos, foi sancionada pela Presidência da República na última semana. Para Dalmo, o sistema possibilitará que estados cujas populações sofrem com a insegurança, como Minas Gerais, desenvolvam políticas públicas mais efetivas no combate à criminalidade.

“Minas hoje vive um caos na segurança. O Sul de Minas, por exemplo, sofre com ataques, explosões, roubos, com o fim do Cinturão de Segurança. Com esse sistema, elaborado com a ajuda de Anastasia, Minas e o Brasil poderão alcançar um novo estágio nas políticas de prevenção e segurança”, afirmou Dalmo

O sistema estabelece diretrizes para atuação conjunta de órgãos federais, estaduais e municipais, integrando ações e compartilhando dados de todo o país. O Susp será subordinado ao Ministério da Segurança Pública.

“A segurança envolve atores da União, estados e municípios. Sempre houve certa dificuldade em tornar claro quem é competente em relação a que, com uma certa omissão federal. O Susp supera isso. Deixa claro quais as competências, atribui à União a coordenação do sistema. Do contrário, teremos sempre as instituições batendo cabeça”, afirmou o senador Anastasia em entrevista.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo