Projeto visa trazer eficiência a Justiça Federal mineira e desafogar o TRF-1

O projeto de criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) em Minas Gerais foi aprovado, nesta quarta-feira (26/08), na Câmara dos Deputados. O objetivo é trazer celeridade e eficiência à Justiça Federal mineira. A instalação do tribunal será feita após o período de pandemia.

A criação do TRF-6 em Minas Gerais é uma pauta defendida há anos pelo deputado Dalmo Ribeiro. “Tenho me empenhado, já há bastante tempo, pela aprovação dessa medida que, tenho certeza, irá beneficiar toda a população mineira, reduzindo o tempo de tramitação dos processos.”, afirma Dalmo.

A medida visa descongestionar o TRF-1, que atende 14 estados e tem mais de 1/3 da carga processual proveniente de Minas e, assim, garantir maior eficiência à Justiça Federal mineira. Para a instalação do TRF-6, que será feita após o período de pandemia, serão aproveitadas a estrutura física e o quadro de funcionários da Justiça Federal do estado.

Em novembro do ano passado, o deputado Dalmo, acompanhado de outros parlamentares, esteve em Brasília para entregar a carta de adesão ao "Movimento Minas Mais Justiça", mobilização que que uniu lideranças mineiras em prol da criação do novo tribunal, ao presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha. 

 

Foto: Reprodução/Internet