Foto: Sarah Torres ALMG

O deputado Dalmo Ribeiro voltou à tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (7/11), para cobrar do governador Fernando Pimentel uma posição sobre o repasse dos recursos devidos aos municípios. Em discurso no plenário, Dalmo reforçou seu apoio aos prefeitos, que estão “fazendo milagres” para manter a prestação dos serviços públicos. Prefeituras de todas as regiões de Minas declararam situação de calamidade pública.

"Mesmo saindo do governo, o governador tem que dar uma resposta aos municípios. Deixar município sem resposta, não! É no município que as coisas acontecem, que temos saúde e educação para a população! É impossível que um governador termine o mandato sem dar nenhuma satisfação”, cobrou Dalmo.

A dívida com os municípios mineiros já passa dos R$ 9,7 bilhões, segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM). A maior parte desse valor seria investido na saúde e no transporte escolar.

“Fiquei extremamente preocupado com a ligação de 12 prefeituras que terão seus serviços inviabilizados. Já temos no Sul de Minas 32 municípios que decretaram estado de calamidade. Os municípios não podem ser tratados assim!”, afirmou.

Em dezembro de 2017, Dalmo recebeu prefeitos de todo o Estado na Assembleia para cobrar o pagamento dos recursos que pertencem aos municípios. Desde então, a dívida do governo com as prefeituras vem aumentando.

“Será que esse governador não tem espírito de humanidade? Todos os dias estamos abrindo os jornais e vendo o caos! Famílias sem emprego, demissões em massa. Temos servidores a pagar e nada foi resolvido. Não adianta empurrar para o próximo governador, a responsabilidade é deste governo!”, destacou Dalmo.