Notícias

Dalmo comemora sucesso do Fórum Técnico das Startups em Minas

28 novembro 2016

CNM2

25-11-16-plenaria_final_forum_startups-128

Após quatro encontros regionais, a participação de 107 instituições representadas, 227 participantes, 63 propostas consolidadas e 34 priorizadas, o “Fórum Técnico Startups em Minas – A construção de uma nova política pública” encerrou os trabalhos na última sexta-feira (25/11), no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

De acordo com o deputado estadual Dalmo Ribeiro, coautor do Projeto de Lei 3.578/2016, que propõe uma política pública de fomento às startups, o evento foi um grande sucesso. “Os objetivos que imaginávamos quando propusemos a realização do Fórum foram atingidos na integralidade. Tínhamos como objetivo ampliar a participação das comunidades de startups, das universidades, do governo do Estado, de incubadoras e aceleradoras, para que pudéssemos colher o máximo de informações para o desenvolvimento do substitutivo do nosso projeto de lei”, comemorou o parlamentar.

Segundo Dalmo Ribeiro, os debates regionais foram essenciais para a construção de uma política que atenda às reais demandas do setor. “Tivemos muitas participações qualitativas nas quatro regiões do Estado que vistamos. Outro ponto que merece destaque é que pudemos entender o que está acontecendo nos principais lugares do mundo em relação ao desenvolvimento dos arranjos de base tecnológica. Experiências como a da França e de Israel foram inspiradoras”.

A Plenária Final reuniu representantes do setor e os presentes votaram as propostas discutidas nos três grupos de trabalho que debateram os aspectos do Projeto de Lei 3.578/2016. Ao final do dia, foram eleitos os membros do Comitê de Representação. “O Comitê tem a tarefa de compilar as propostas aprovadas e entregar à ALMG um substitutivo para o marco regulatório das startups”, explicou Dalmo.

A partir daí, o projeto tramitará na Comissão de Constituição e Justiça, na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e a de Desenvolvimento Econômico. Logo apos irá ao Plenário para votação dos deputados. “Esperamos que, no primeiro semestre de 2017, o PL possa ser aprovado em plenário, que certamente servirá de modelo para todo o Brasil. Foi um trabalho muito bonito e gostaria de agradecer a todos os participantes”, finalizou.

Clique aqui e veja o álbum completo com as fotos do último dia de trabalho.

Fotos: Comunicação Dalmo Ribeiro

Categorias de Notícias

Voltar ao topo