Notícias

Dalmo critica tentativa de privatizar Furnas: é um patrimônio dos mineiros

12 março 2018

O deputado estadual Dalmo Ribeiro reafirmou, nesta segunda-feira (12/03), sua posição contrária à tentativa de privatização de Furnas, durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A possível venda da empresa será votada no Congresso Nacional por meio de projeto de privatização da Eletrobras.

“Furnas é um patrimônio dos mineiros. Minas é contrária à sua venda, até por se tratar de uma questão que envolve a soberania nacional e afeta os municípios da região”, afirmou Dalmo na Comissão de Minas e Energia da ALMG.

Em agosto de 2017, o governo federal anunciou seu desejo de privatizar a Eletrobras, formada por diversas empresas, incluindo a Furnas Centrais Elétricas. Em setembro, Dalmo apresentou e requerimento para debater o tema em audiência pública, envolvendo a sociedade. Em seguida, outros deputados também solicitaram a realização da reunião.
Ainda na audiência pública de hoje, foi lançada a Frente Parlamentar contra a Privatização de Furnas.

Legado

Dalmo Ribeiro lembrou o exemplo do ex-presidente da República Itamar Franco, que, quando governou Minas, liderou movimento contra a privatização da empresa.

“Vamos percorrer os municípios, debater com a sociedade e buscar inspiração no grande estadista Itamar Franco, o maior defensor de Furnas, que nos deixou um grande legado”, afirmou Dalmo.

Mar de Minas

Ao final da audiência, Dalmo apresentou requerimento para que a Comissão de Minas e Energia realize visita técnica à usina de Furnas, para debater o processo de geração e distribuição de energia e debater os prejuízos causados pela eventual privatização.

Furnas gera cerca de 10% da energia consumida no Brasil e está presente em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Sua barragem forma um reservatório conhecido popularmente como “Mar de Minas”, que contempla 34 municípios mineiros.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo