Notícias

Dalmo discute programa Minas Comunica na Assembleia

02 junho 2015

Uma audiência pública discutiu, nesta terça-feira (02/06), na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, o andamento do Minas Comunica II, que leva sinal de telefonia celular a distritos mineiros. O programa foi implementado pela antiga gestão do governo estadual.

Um dos requerentes da reunião, o deputado Dalmo Ribeiro destacou a importância de que as informações sobre o andamento do programa sejam esclarecidas.
“É um programa muito importante lançado em 2007 pelo governo estadual. Ando por todo o Sul de Minas e sei da carência desses distritos pelo sinal de telefonia celular”, afirmou.

Um dos objetivos do programa é possibilitar comunicação mais ágil, garantindo o desenvolvimento social e econômico para todas as regiões do Estado. O Minas Comunica não atinge as comunidades ou aglomerados não elevados à categoria de distrito.

DSC_9445

Andamento do programa

A segunda etapa do Minas Comunica foi lançada em 2014 e previa a instalação de sinal de telefonia móvel em 692 distritos até março de 2016. De acordo com o cronograma da segunda fase, hoje, 484 distritos já teriam que possuir o sinal de celular. Entretanto, atualmente, 398 distritos contam com o serviço.

Durante a audiência, representantes do governo estadual alegaram que um dos entraves para a plena implantação do serviço é a falta de energia elétrica em algumas localidades.

Ciente desse problema, Dalmo Ribeiro apresentou requerimento para visita técnica da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para levantamento de informações sobre a atuação no programa Minas Comunica II.

“Sem energia elétrica não há telefonia celular. Não pode haver improviso na instalação das torres de telefonia. É necessário que a Cemig amplie sua capilaridade de rede para atender todos os distritos do Minas Comunica”, ressaltou o deputado.

A reunião contou com a presença de outros parlamentares, representantes do governo estadual, da Telefônica/Vivo – empresa responsável pela implantação do Minas Comunica, além de lideranças de diversos municípios mineiros.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo