Notícias

Dalmo é eleito vice-presidente da ALMG

01 dezembro 2016

dsc_7698

Com 20 anos de atuação parlamentar, o deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB), natural de Ouro Fino, no Sul de Minas, foi eleito o segundo vice-presidente da Assembleia de Minas. A eleição para a escolha da Mesa Diretora biênio 2017/2018 foi realizada nesta quinta-feira (1º de dezembro) e Dalmo recebeu 72 votos.

“Manterei minha coerência e participação efetiva na Casa. Esta expressiva votação é uma grande alegria, pois mostra o reconhecimento do meu trabalho perante meus pares”, ressaltou Dalmo.

O parlamentar está em seu 5º mandato, tendo sido reeleito em 2014 com um total de 93.828 votos, sendo o mais votado do PSDB na Assembleia Legislativa, o 7º do Estado e o mais votado do Sul de Minas, sua principal região de atuação política.

“É uma honra para os parlamentares mineiros poder contar com a presença do deputado Dalmo na Mesa Diretora da Assembleia. Com toda sua experiência e liderança, o deputado vai contribuir para que os trabalhos do Parlamento sejam conduzidos de forma republicana e democrática. Ainda mais em um momento em que a crise institucional assombra Minas Gerais, ter uma figura ética como Dalmo Ribeiro na vice-presidência da Casa é uma esperança”, afirma o líder da Minoria, Gustavo Valadares (PSDB).

Perfil
Dalmo Ribeiro iniciou suas atividades como funcionário público municipal, formou-se como técnico em Contabilidade e depois graduou-se em Direito. Além disso, também é formado em Pedagogia.

Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a responsável pela análise dos aspectos jurídico, constitucional e legal dos projetos de lei em tramitação na Assembleia, além de autorizar processos contra deputados ou secretários de Estado. Comandou os trabalhos da CCJ entre os anos de 2005 a 2010, sendo o parlamentar que permaneceu por mais tempo na direção desta comissão.

Presidiu também a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, foi membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia; de Assuntos Municipais e Regionalização; de Administração Pública; de Transporte, Comunicação e Obras Públicas; do Consumidor e do Contribuinte e de Segurança Pública.

Foi o autor do requerimento que criou a Comissão Especial da Violência Contra a Mulher. Além disso, o deputado Dalmo foi o primeiro presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Atuou também como vice-presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo.

Autor de mais de 500 projetos de lei, aprovou iniciativas importantes como a lei dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a que reconhece Apaes e as sociedades São Vicente de Paulo como de utilizada pública e de relevante interesse social, além da emenda à Constituição que criou a Advocacia-Geral do Estado.

Mesa Diretora
É a responsável por dirigir os trabalhos da ALMG, com funções tanto legislativas como administrativas. A Mesa é composta por sete parlamentares, sendo um presidente, três vice-presidentes e três secretários. Como segundo vice-presidente, Dalmo Ribeiro terá a função de substituir o presidente e o primeiro vice na condução dos trabalhos institucionais, como a organização da pauta do Plenário.

Membros eleitos para o biênio 2017/2018
Presidente: Adalclever Lopes (PMDB)
1º vice-presidente:  Lafayette de Andrada (PSD)
2º vice-presidente: Dalmo Ribeiro (PSDB)
3º vice-presidente: Inácio Franco (PV)
1º secretário: Rogério Correia (PT)
2º secretário: Alencar da Silveira (PDT)
3º secretário: Arlen Santiago (PTB)

Categorias de Notícias

Voltar ao topo