Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

Medida reforça papel fiscalizador do Legislativo e amplia transparência

O deputado Dalmo Ribeiro avaliou a presença de secretários de Estado na Assembleia para prestar esclarecimentos aos parlamentares como um avanço no papel fiscalizador do Legislativo Mineiro.

O Assembleia Fiscaliza, iniciado no dia 10 de junho e encerrado nesta quarta-feira (19), é uma iniciativa que traz secretários e autoridades do Executivo à Assembleia a cada quatro meses para prestar contas e dar informações.

É um avanço no papel fiscalizador da Assembleia e na transparência das informações para o cidadão. Os secretários apresentaram ações, foram indagados e aproximaram Legislativo e Executivo”, afirmou.

Dalmo presidiu a primeira reunião do Assembleia Fiscaliza, que uniu de forma extraordinária as comissões de Constituição e Justiça, Administração Pública e Participação Popular. Na oportunidade, o sabatinado foi o secretário de Governo, Custódio Mattos. O repasse de recursos a municípios foi uma das tônicas do debate.

Demandas

Nas sabatinas, o deputado Dalmo apresentou demandas do estado, em especial do Sul de Minas, e cobrou ações efetivas por parte do governo.

Na reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor de Mendonça Filho, Dalmo elogiou a atuação da pasta na busca por investimentos e na promoção de empregos. Dalmo também destacou a necessidade de melhoria no fornecimento de energia para as empresas por parte da Cemig, entre outros pontos.

Com o secretário de Transportes e Obras do Estado, Marco Aurélio de Barcelos Silva, Dalmo reforçou a importância de investimentos na infraestrutura no Sul de Minas, em especial as obras de melhoria da MG-290, que recentemente foi incluída em pacote de concessões de rodovias à iniciativa privada.

O deputado participou também de reuniões com os secretários de Educação, Julia Sant'Anna; Planejamento e Gestão, Otto Levy; de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa; e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini.

Próximas Edições

As próximas reuniões quadrimestrais do Assembleia Fiscaliza estão previstas para acontecer em outubro de 2019 e fevereiro de 2020, conforme cronograma que ainda será oficializado pela Mesa Diretora da Casa.