Notícias

Dalmo propõe avanços para valorização do cargo de diretor de escola

29 novembro 2017

 

A pedido do deputado Dalmo Ribeiro, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realizou visita técnica na Secretaria de Estado de Educação (SEE). A finalidade do encontro foi buscar respostas às reivindicações apresentadas pela Associação de Diretores de Escolas Oficiais de Minas (Adeomg) em audiência pública, realizada, também a pedido do parlamentar, em setembro deste ano, que discutiu a criação de um plano de valorização dos diretores de escolas estaduais.

Estiveram presentes na visita técnica a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Souza Junior, a presidente da Adeomg, Ana Maria Belo, além de outros representantes da Associação, e a presidente da Comissão de Educação, deputada Celise Laviola.

De acordo com o deputado Dalmo Ribeiro, a Adeomg defende uma luta histórica, há mais de 10 anos, discutindo junto à Assembleia e à Secretaria de Estado de Educação, propostas para a valorização do cargo de diretor. “Consideramos justas as reivindicações apresentadas pela categoria, em face das responsabilidades inerentes às atribuições estratégicas exercidas pelos diretores de escolas”, enfatizou o parlamentar.

A presidente da Adeomg, Ana Maria Belo, reconheceu os avanços para os servidores da educação, mas, segundo ela, muitos diretores ainda não são beneficiados, ficando prejudicados com os efeitos da legislação vigente.

O subsecretário de Gestão de Recursos Humanos falou sobre a situação dos diretores em exercício e também dos inativos e que, devido à complexidade da legislação existente, a secretaria ainda avalia mecanismos que poderão ser adotados para solucionar a demanda da categoria.

Antonio David de Souza Junior disse ainda que concorda com requerimento de autoria do deputado Dalmo Ribeiro, que solicita a concessão de novo prazo para a escolha da opção remuneratória por parte dos diretores, e se comprometeu a enviar projeto de lei à Assembleia, concedendo essa permissão.

A secretária Macaé Evaristo destacou a importância do diretor de escola para a implementação das políticas educacionais do Estado e que esse reconhecimento também se faz com a valorização da remuneração do gestor.

Fotos: Assessoria de Comunicação Dalmo Ribeiro.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo