Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

O deputado Dalmo Ribeiro reafirmou, nesta quarta-feira (27/02), seu compromisso a regularização dos repasses do Estado para os municípios mineiros, que sofrem com o confisco de recursos promovido a partir do governo Fernando Pimentel. Dalmo participou de audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais para debater o tema.

Estavam presentes prefeitos de várias regiões de Minas, entre eles o presidente da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que informou que a gestão Romeu Zema negocia uma data para iniciar a quitação dos débitos. Dalmo cobrou que a solução posta em prática o mais rápido possível.

“O momento é agora! Os municípios não podem continuar nessa situação. Praticamente com sessenta dias de governo, nós temos que ter essa responsabilidade. Quero mais uma vez colocar o nosso mandato à disposição, como também todos os parlamentares que aqui se encontram”, afirmou Dalmo.

Atualmente, o Estado deve mais de R$ 12 bilhões aos 853 municípios mineiros. Metade desse valor é referente a convênios e parcerias, como para a saúde e para o transporte escolar. Os outros R$ 6 bilhões são de valores que constitucionalmente pertencem aos municípios, caso do Fundeb e do ICMS.