O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Dalmo Ribeiro, apresentou à presidência da Assembleia Legislativa, requerimento para a criação de uma Comissão Extraordinária para a realização de estudos técnicos sobre o baixo volume de água no Lago de Furnas. O deputado também pediu a união de forças em favor do reservatório.

É importante que tenhamos uma comissão especial para que possamos discutir a fundo essa situação que vem nos preocupado há tantos anos. É muito positivo que agora essa causa esteja tomando proporção nacional, ganhando o apoio dos nossos senadores e deputados federais. É preciso que todos acordem para o problema e que levantemos a nossa voz exigindo dos responsáveis um posicionamento”, afirmou Dalmo Ribeiro.

Em maio do ano passado, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, foi criada a Frente Parlamentar Presidente Itamar Franco, presidida pelo deputado Dalmo, para defender os interesses do Estado e dos municípios impactados pela utilização do reservatório de Furnas.

O deputado afirma que é preciso investigar porque o reservatório está com apenas 12% da sua capacidade, mesmo com o grande volume de chuvas neste início de ano. “Chegamos a um ponto insustentável e precisamos encontrar uma solução. O prejuízo causado à região é enorme do ponto de vista turístico e econômico, além do impacto causado ao meio ambiente.”

Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG