O deputado Dalmo Ribeiro apresentou, nesta quinta-feira (22/10), junto à Mesa da Assembleia de Minas, projeto de lei que visa a criação do polo de incentivo à vitivinicultura na região Sul de Minas. O deputado apresentou também um requerimento para realização de audiência pública sobre a produção dos vinhos em Minas Gerais. O objetivo é consolidar políticas públicas para o desenvolvimento do cultivo das uvas e a produção dos vinhos na região.


“Diante do grande potencial da nossa região para produção de vinhos de altíssima qualidade, queremos consolidar políticas públicas de fomento ao setor e apoio aos vitivinicultores mineiros, com instrumentos que reforcem o potencial turístico, de geração de empregos e de desenvolvimento regional.”, afirma Dalmo, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria e do Comércio. “Estamos atentos e empenhados para atuar como parceiros dos vitivinicultores mineiros junto ao Governo do Estado”, completa o deputado.

O PL 2.232/2020, que visa instituir o polo do vinho no Sul de Minas, tem como principais objetivos: incentivar a produção e comercialização, desenvolver tecnologias aplicáveis à vitivinicultura, contribuir para a formação de mão de obra qualificada e geração de empregos, explorar os potenciais turísticos e gastronômicos dessa vocação regional. A expectativa é que os vinhos da região tenham mais notoriedade e os municípios produtores contem com mais um atrativo para o turismo. 

 

Premiação
Neste ano, vinhos produzidos no Sul de Minas foram premiados na Decanter World Wine Awards, uma das maiores competições de vinhos do mundo. O Sul do estado é uma das principais regiões do país produtoras dos vinhos reconhecidos e premiados mundialmente. 

Como forma de homenagear os produtores e reforçar o prestígio dos vinhos sul-mineiros, o deputado Dalmo também apresentou requerimento para que seja enviado voto de congratulação da Assembleia aos responsáveis pelos rótulos premiados, além da Epamig, que desenvolveu técnica para alterar o ciclo de podas e permitir a colheita das uvas no inverno.