Dois projetos foram aprovados na Comissão de Cultura na quarta (27)

Caminhos Passos do Padre Léo e Monte das Oliveiras são temas de dois Projetos de Lei (PLs), de autoria do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na última quarta (27), os projetos foram apreciados e aprovados na Comissão de Cultura e seguem agora  para votação em plenário. 

Caminho Passos de Padre Léo

O Projeto de Lei nº 3.297/2021 reconhece o Caminho Passos de Padre Léo como patrimônio cultural do Estado. A aprovação e reconhecimento abre a possibilidade da exploração da rota para incentivo ao turismo religioso no Sul de Minas e, consequentemente, o desenvolvimento econômico nas cidades de Itajubá, Delfim Moreira e Marmelópolis.

“Apresentei esse importante projeto na Assembleia que, com certeza, deve ser aprovado ainda neste primeiro semestre. Além de reconhecer a importância do Padre Léo, não apenas como religioso, mas como um ser humano que fez a diferença na vida de muitas pessoas, a medida vai auxiliar o desenvolvimento econômico regional, a criação de novos postos de trabalho e o empreendedorismo”, explica. 

Monte das Oliveiras

Já no Sudoeste mineiro, em Alpinópolis, está localizado o Monte das Oliveiras, um espaço de mais de 90.000m² com diversos cenários que representam passagens bíblicas. É um dos maiores cenários a céu aberto do país. O local, inclusive, é utilizado durante a Semana Santa para a encenação da Paixão de Cristo, retiros espirituais e é alvo de peregrinação de fiéis.

O Projeto de Lei nº 3184, que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado também foi aprovado na Comissão de Cultura na última quarta (27) e segue para plenário e deve se tornar Lei ainda neste semestre. O autor da proposição, deputado Dalmo Ribeiro, explica que “nosso objetivo é fomentar o turismo religioso em Minas Gerais, gerar renda, emprego e oportunidades de desenvolvimento à população”.   

 Caminho das Virtudes 

Também de autoria do deputado Dalmo Ribeiro, está em tramitação o PL 1077 de 2019 - Rota Nhá Chica -  Caminho das Virtudes, que abrange os municípios de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, Soledade de Minas e São Lourenço.