Notícias

Minas terá data para celebrar Renovação da Primeira República

29 junho 2016

revolucao

Para reconhecer, no tempo e na história, a decisiva colaboração mineira na condução dos destinos da República, foi sancionada a Lei 22.179/2016, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro, que institui a data de 3 de outubro como o Dia do Marco da Renovação da Primeira República.

O movimento é considerado o maior conflito armado ocorrido no país no século XX e a região do Sul de Minas foi absolutamente estratégica para o movimento, por sua localização, uma vez que liga Minas Gerais aos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Foi no entorno do túnel da Serra da Mantiqueira onde aconteceram os combates mais violentos”, explica o parlamentar autor da lei.

Cidades como Poços de Caldas, Passa Quatro, Jacutinga, Ouro Fino, Guaxupé e Pouso Alegre serviram como bases para as batalhas de 1930.

A revolução

Ocorreu durante o governo provisório de Getúlio Vargas, instalado pela Revolução de 1930. O conflito armado, iniciado em 9 de julho, se deu entre os paulistas e o restante do país, uma vez que estes estavam insatisfeitos com a política do governo. O fim do movimento ocorreu em 3 de outubro, com a rendição dos revoltosos paulistas, mesma data do início da Revolução de 1930.

29.06.16-marcodaprimeirarepublica

Categorias de Notícias

Voltar ao topo