Notícias

Parlamento Jovem contribui para transformação social

28 março 2017

Nesta segunda-feira (27/03), o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dalmo Ribeiro, presidiu o lançamento oficial da edição de 2017 do projeto Parlamento Jovem (PJ). O PJ Minas é desenvolvido pela Assembleia Legislativa e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais. Ele é destinado a estudantes dos ensinos médio e superior de municípios mineiros, que estudam e debatem a temática escolhida.

Dalmo destacou que a adesão de diversos municípios ao Parlamento Jovem demonstra que a política pautada pela ética e cidadania ainda desperta o encantamento nos jovens. “O projeto abre espaço para a formação cidadã de estudantes e também estimula os jovens a participarem da agenda sociopolítica de seus municípios”.

O processo é desenvolvido nas etapas municipais, regionais e estadual, culminando em um documento com propostas sobre o assunto entregue à ALMG. Nesta 14ª edição, vão participar 65 câmaras municipais, das quais 22 são novatas.

Essa possibilidade de contribuir para a transformação social também foi enfatizada por representantes de câmaras municipais e demais participantes presentes na cerimônia. Eles também ressaltaram a importância da formação de jovens que acreditem no papel da política.

“Neste momento pelo qual passa a política nacional, é relevante abrir espaço para a participação da juventude”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Ouro Fino, vereador Antonio Carlos Franceli. Ele comentou que o tema que será discutido neste ano – “Educação Política nas Escolas” – foi bem recebido pela comunidade local.

Também estiveram presentes no encontro representantes das Câmaras Municipais de Pará de Minas, Carandaí, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Ouro Preto e São Gonçalo do Rio Abaixo (Região Central do Estado); Rio Preto, Viçosa e Ponte Nova (Zona da Mata); Andradas, Pouso Alegre, Itajubá, Madre de Deus de Minas, Maria da Fé, São Sebastião do Paraíso e Lavras (Sul de Minas); Bonfinópolis de Minas, Unaí e João Pinheiro (Noroeste de Minas); Taiobeiras (Norte de Minas); Uberaba (Triângulo Mineiro); e Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Sucesso
A Pró-Reitora de Extensão da PUC Minas, Mônica Abranches, salientou que o PJ Minas é um projeto de sucesso. “Atualmente, são 65 cidades organizadas em 12 polos regionais”, comemorou.

História
As seis primeiras edições do projeto foram sediadas em Belo Horizonte, envolvendo só os estudantes dos ensinos médio e superior da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado. Já em 2014, foi mais uma vez ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, que possibilita a participação de mais municípios.

Confira a cobertura fotográfica da solenidade em nossa Página no Facebook.

 

Foto: Willian Dias/ALMG

Categorias de Notícias

Voltar ao topo