Notícias

Projeto visa declarar a Imprensa Oficial como patrimônio cultural

06 junho 2016
IOFMG Dalmo Ribeiro

Foto: Cristina Horta/EM

Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desde 2015, o Projeto de Lei 1.124, de autoria do deputado estadual Dalmo Ribeiro, que declara a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (IOF-MG) como patrimônio cultural do Estado.

Em meio ao polêmico Projeto de Lei 3.511/2016, onde o governador Fernando Pimentel propõe a extinção da Imprensa Oficial, estamos trabalhando pela aprovação desta proposta que valoriza os 125 anos de história desse importante órgão que é a Imprensa Oficial”, explica o autor do projeto.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os bens culturais dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

A Imprensa Oficial foi criada em 1891 e é a porta-voz dos atos governamentais, que antes ficavam restritos aos gabinetes. Por lá passaram ilustres escritores de renome nacional como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino e Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento comemoramos recentemente, e muitos outros. Além da importância para a cultura mineira e brasileira, seu patrimônio arquitetônico mostra a grandiosidade da instituição. Por isso lutamos para que este projeto seja aprovado”, enfatizou.

A proposta foi aprovada na Comissão de Cultura no dia 7 de julho e segue, agora, para votação em primeiro turno no Plenário da Assembleia. “Tenho certeza que os parlamentares mineiros terão a sensibilidade necessária, ao votar a matéria, para entender que a Imprensa Oficial é um patrimônio histórico e cultural para além das montanhas de Minas. Confiamos na aprovação do projeto e na preservação do órgão enquanto um bem caro aos mineiros”, finaliza.

Clique aqui e assista à entrevista que o deputado Dalmo Ribeiro concedeu ao quadro Visão Parlamentar, da TV Assembleia, na qual fala sobre a relevância da Imprensa Oficial para os mineiros.

Categorias de Notícias

Voltar ao topo