Foto: Reprodução Internet

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Ana Maria Soares Valentini, afirmou, nesta terça-feira (18/06), que a lei que cria o Polo de Incentivo à Cultura do Morango no Sul de Minas será regulamentada pela secretaria. A garantia foi dada pela secretária ao deputado Dalmo Ribeiro, autor da lei, durante audiência do Assembleia Fiscaliza.

O polo tem como objetivo estimular a produção, a comercialização e o consumo da fruta em Minas, aumentando da competitividade do setor. A Lei 20.619 foi sancionada em 2013, mas não chegou a ser regulamentada. Por meio da regulamentação, o governo estadual critérios e ações de estímulo que desenvolverá.

É sem dúvida uma notícia importante. A cultura do morango é muito for na região, chegando a quase 30 municípios, com geração de cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos”, afirmou Dalmo.

Câmaras frias

Na reunião, a secretária também se comprometeu a buscar financiamento para a aquisição de câmaras frias para o armazenamento de morangos, outra demanda apresentada por Dalmo. Segundo Ana Maria, uma possibilidade é a concessão de linha de crédito ofertada pelo BDMG aos produtores.

Assembleia Fiscaliza

Iniciado este ano, o Assembleia Fiscaliza é uma ação de fiscalização e controle dos atos do governo, aumentando a transparência para o cidadão. Por meio dessa inciativa, secretários e autoridades do Executivo comparecem à Assembleia a cada quatro meses para prestar contas e dar informações.