Ouro Fino tem quatro escolas entre as premiadas em Minas - destaque para a Guerino Casasanta, que conquistou reconhecimento em três categorias

 

No último sábado (4), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) divulgou a listagem (páginas 27 a 33) das escolas premiadas na 1ª edição do Prêmio Escola em Transformação 2022, que reconhece as melhores práticas implementadas nas escolas estaduais de Minas Gerais. A escola estadual Guerino Casasanta teve reconhecimento em três categorias. Além dela, as escolas Professor Juvenal Brandão, Ernesto Barbosa e Coronel Paiva também tiveram destaque. 

A avaliação diagnóstica foi realizada em março deste ano e contemplou 283 instituições de ensino dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Esta é a 1ª edição do Prêmio em 2022, que faz menção honrosa às melhores práticas na gestão e projetos das escolas. Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual Guerino Casasanta, em Ouro Fino, teve reconhecimento em três categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 

As escolas Ernesto Barbosa e Professor Juvenal Brandão também foram destaque. A Professor Juvenal Brandão foi premiada em duas categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. Já a Escola Estadual Ernesto Barbosa, obteve reconhecimento na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais. Neste ano, mais duas edições devem ser realizadas. 

O deputado Dalmo Ribeiro comentou sobre a conquista das escolas. “É uma honra para o nosso querido município ter três escolas entre as melhores do Estado. O prêmio reconhece as melhores práticas e projetos das nossas escolas e isso demonstra os esforços dos nossos profissionais de educação, alunos e pais, que se envolvem diretamente com a comunidade escolar. Deixo os meus cumprimentos aos gestores das escolas Guerino Casasanta, Juvenal Brandão e Ernesto Barbosa por essa importante conquista. Parabéns!”. 

Índice Escola Transformação (Inest)*

Na segunda edição, serão distribuídos até 350 prêmios para escolas que obtiverem melhores resultados no Índice Escola Transformação (Inest) nas categorias: maiores pontuações no Inest-2 e maiores variações positivas entre o Inest-1 do Inest-2. O inest é obtido por meio do produto de dois indicadores - fluxo escolar e desempenho - gerando um resultado por nível de ensino. O inest-1 será calculado a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro bimestre. 

Já no Inest-2, a partir dos resultados da Primeira Avaliação Trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro e segundo bimestres, conjuntamente. Por fim, o Inest-3 será calculado a partir dos resultados da Segunda Avaliação Trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro, segundo e terceiro bimestres, conjuntamente.  

 

*Informações da SEE-MG